sábado, 12 de março de 2011

Lilith


Contestadamente a primeira mulher de Adão foi e é, a Sra. da criação, primeira clonada por Javé (Jeovah) do macho que houvera feito. Era perfeita tanto quanto o seu par Adão, mas pediu para estar em igualdade de condições com o macho que lhe fazia companhia. Lilith é a figura da mulher insubmissa, intelectual, vigente, guerreira e fêmea em todos os sentidos, porém, clitorianamente ativa. Ela representa a Lua Negra (lua nova). Seus passos são e serão eternamente seguidos pelo Sol e pela Terra e assim ela é obrigada a interferir na noite, no dia, nos homens e nas mulheres. Lilith, a grande mulher!
Desafiou três arcanjos: Gabriel, Raphael e Miguel, quando os mesmos foram convencê-la de não abandonar Adão, por ser uma mulher rebelde, que não admitia ser dominada por macho algum. Preferiu virar demônio e proteger os nascituros que trouxessem a estrela de um dos três anjos, do que se render à ameaça. Disse, inclusive: “Eu fui criada da mesma matéria que Adão, portanto, tenho os mesmos poderes”, “mas o meu criador já sabia que o destino seria esse. Portanto, que se confirme o destino: ficarei no Mar Vermelho, pois um dia os filhos de Jeová terão que atravessá-lo e eu estarei lá para ajudar ... Daqui a muitas gerações". Diante do fato, Adão estava requerendo uma mulher, Jeová colocou-o em transe e criou Eva. Esta traiu Jeová. Quis ser igual a ele ao tentar pegar o fruto (soberba) e ao pegá-lo pecou pela segunda vez (desobediência), arrematando-o com a entrega do mesmo ao então inocente Adão.

A diferença entre Lilith e Eva está no fato da primeira não ter desobedecido e sim se rebelado. Lilith nunca quis ser igual a seu criador. Já Eva o fez. Portanto, todos nós somos, como Lilith diz, filhos de Eva, aquela que quis ser igual ao criador e gerir o Éden. Lilith está em todos os lugares, em homens e mulheres, ativa e inativa, mas é a Deusa da Lua Negra, que fará sempre o seu papel da falsa mulher má.

As variações são: Lilith, Liliath, Lilá, Lai-Lai, Naila e Laila. Ayabáinan

Um comentário:

  1. Sou apaixonada por teu trabalho.
    Estou sempre por aqui.
    Te indiquei para um gracioso premio,se desejares podes apanha-lo no meu céu.
    Um beijo
    vera portella

    ResponderExcluir